Uma rápida história sobre “My Generation”, clássico do The Who

Gravada em Londres no dia 13/10/1965, “My Generation” continua sendo a referência máxima quando o assunto é The Who

Uma das canções mais emblemáticas do Rock. Estamos falando de “My Generation”, registrada pelo The Who nas dependências do Pye Studios, em Londres, no dia 13 de outubro de 1965. Depois de dois takes “normais”, o empresário da banda, Kit Lambert, sugeriu que Roger Daltrey refizesse os vocais simulando uma gagueira, tendo como referência os jovens sob efeito de speed (apesar da esforçada interpretação do vocalista, a BBC se recusou a tocar a canção, com medo de ofender os gagos de verdade).

Uma das passagens mais marcantes da música é, sem dúvida, o solo de John Entwistle – que optou pelo modelo Fender Jazz Bass para as sessões em questão. Graças a Entwistle, o instrumento, que ainda era novidade no mercado, acabou entrando definitivamente para a história do Rock, até então com poucos registros destacando solos de contrabaixo.

Embora tenha se tornado o maior sucesso do grupo nas paradas europeias, o single nunca superou o Top 40 dos Estados Unidos. Outra curiosidade é a controversa frase “I hope I die before I get old”, escrita pelo baterista Keith Moon, e não pelo compositor Pete Townshend, como muita gente pensa.

“My Generation” consta na 11ª posição das 500 maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone. Já entre os 100 grandes clássicos do Rock listados pela VH1, a faixa figura no 13º degrau.

Talvez nem o próprio Pete Townshend, ao compor a música inspirado nos Mods, “rebeldes” e “incompreendidos pela sociedade”, imaginasse que a frase “Talkin’ ‘bout my generation” fosse tão longe.

6 comentários em “Uma rápida história sobre “My Generation”, clássico do The Who”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s