Quando Phil Collins se juntou ao Genesis

Dois de setembro de 1970. Após perder 3 bateristas, uma desconhecida banda de art rock inglesa chamada Genesis coloca um anúncio no Melody Maker, recrutando músicos “determinados a se esforçarem além das estagnadas formas de música existentes”.

Um garoto com 19 anos de idade responde à proposta e se apresenta para uma audição na casa dos pais de Peter Gabriel, vocalista do grupo. Como chegou muito cedo, o jovem candidato precisou esperar, e foi autorizado a dar um mergulho na piscina e analisar as obras de arte espalhadas pela residência.

Quando chegou a sua vez, o baterista (ex-integrante do Flaming Youth) mencionou a participação nas percussões do álbum All Things Must Pass, do ex-beatle George Harrison, que seria lançado em novembro daquele mesmo ano. Com essa pequena vantagem sobre os outros 14 concorrentes, Phil Collins não só acompanhou os músicos como cantou em duas faixas durante o teste. Foram elas: “For Absent Friends” (do álbum Nursery Cryme) e “More Fool Me” (de Selling England by the Pound).

Além de Phil Collins (substituto de John Mayhew, que gravou apenas um disco com a banda), os integrantes também escolheram Steve Hackett como novo guitarrista (no lugar de Anthony Phillips).

Nursery Cryme, o primeiro álbum com a nova formação seria lançado em 1971, contando com Peter Gabriel (vocais, flautas), Steve Hackett (guitarras, violões de 6 e 12 cordas), Tony Banks (piano, órgão, mellotron, violão de 12 cordas, backing vocals), Mike Rutherford (contrabaixo, violão de 12 cordas, vocais de apoio) e Phil Collins (bateria, percussão, vocais).

O resto é história. Peter Gabriel deixa o grupo em 1975, Phill Collins assume os vocais e transforma o Genesis em uma verdadeira máquina de hits, sempre impulsionado por sua bem sucedida carreira solo. Em 1977, seria a vez de Steve Hackett deixar o barco e se dedicar ao trabalho solitário.

Atualmente, os integrantes da formação clássica (Gabriel, Hackett, Banks, Rutherford e Collins) trabalham juntos na produção de um documentário produzido pela BBC sobre a história do grupo. Uma nova compilação intitulada R-Kive também foi anunciada para setembro de 2014.

Abaixo, todos os álbuns lançados entre 1971 e 1975. Enjoy.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s