Pink Floyd e a primeira vez de “Atom Heart Mother”, no Bath Festival of Blues and Progressive Music

No dia 27 de julho de 1970, teve início o Bath Festival of Blues and Progressive Music em Shepton Mallet, Inglaterra. Foram dois dias de shows com Santana, The Flock, Led Zeppelin (o headliner do evento), Hot Tuna, Country Joe McDonald, Colosseum, Jefferson Airplane (cancelado), The Byrds (em formato acústico), Dr. John, Frank Zappa & the Mothers of Invention, Canned Heat, It’s a Beautiful Day, Steppenwolf, Johnny Winter, John Mayall e Peter Green, Pink Floyd, Pentangle, Fairport Convention e Keef Hartley.

Mas é a histórica apresentação do Pink Floyd que merece destaque.

Foi no primeiro dia de festival que David Gilmour, Roger Waters, Richard Wright e Nick Mason estrearam a faixa que daria nome ao seu próximo álbum de estúdio: Atom Heart Mother – que, na ocasião, ainda tinha três nomes provisórios: “Epic”, “The Amazing Pudding” e “Theme From an Imaginary Western” (por alguma razão, foi introduzida ao público como “The Amazing Pudding”).

Não seria a última vez que o quarteto levaria a futura “Atom Heart Mother” para o palco acompanhados de orquestra de metais e coral. Mas como se trata da primeiríssima performance, merece mais do que nossa atenção.

A qualidade dos vídeos não é das melhores, é verdade. Mas nem por isso deixa de ser um verdadeiro tesouro para os fãs de Pink Floyd.

A versão de estúdio da peça seria lançada em outubro do mesmo ano, dividida em seis partes (“Father’s Shout”, “Breast Milky”, “Mother Fore”, “Funky Dung”, “Mind Your Throats, Please” e “Remergence”), com suporte da Abbey Road Session Pops Orchestra.

O nome definitivo surgiu minutos antes do início de uma apresentação no programa de John Peel, na BBC, graças a uma manchete de jornal que destacava o caso de uma mulher grávida que sobrevivia às custas de um marca passo atômico. O resto é história.

(áudio completo do show em questão)

Setlist
1. Green is the colour (3:27)
2. Careful with that axe, Eugene (9:51)
3. A saucerful of secrets (18:27)
4. Set the controls for the heart of the sun (13:33)
5. The amazing pudding (25:02)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s