Creedence Clearwater Revival e o single “Have You Ever Seen the Rain?”

Lançada em janeiro de 1970, “Have You Ever Seen The Rain?” é um dos pontos altos do álbum Pendulum, do Creedence Clearwater Revival. Na época, os irmãos John e Tom Fogerty passavam por momentos turbulentos, o que forçou a saída de Tom.

John, principal compositor do grupo, escreveu a canção como um desabafo, se referindo ao inevitável rompimento com o irmão justo quando o grupo começava a desfrutar do sucesso.

Já em “Hey Tonight”, lado b do single, John parecia mais tranquilo, dizendo que, apesar das adversidades, tudo ficaria bem.

Tom Fogerty deixou o CCR no início de 1971, logo após o lançamento de Pendulum. Ele ainda lançaria vários singles e três álbuns solo antes de morrer de tuberculose em 1990.

Em 1974, Tom Fogerty lançou o álbum Zephyr National, com a participação especial dos ex-companheiros Stu Cook, Doug Clifford (baixista e baterista do CCR, respectivamente) e do irmão John (que gravou seu take separadamente) na faixa “Joyful Resurrection”.

Musicalmente falando, “Have You Ever Seen The Rain?” foi bastante influenciada pelo som de Booker T. & the MG’s, que excursionou com o Creedence durante a turnê de divulgação do álbum Pendulum. John se apaixonou pelo órgão Hammond de Booker T. Jones e passsou utilizá-lo em algumas canções do disco em questão.

Ao longo dos anos o significado de “Have You Ever Seen The Rain?” foi mudando para John Fogerty. Em 2011, durante um show no Arizona, o músico declarou: “Esta canção foi originalmente escrita sobre algo muito triste que estava acontecendo na minha vida. Mas eu me recuso a ficar triste agora. Porque agora esta canção lembra a minha garota Kelsy e todas vez que eu a canto, eu penso em Kelsy e no arco-íris”.

Para finalizar, diferentes versões desse clássico do rock, agora – assim espero – visto sob outra perspectiva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s