O primeiro show de Patti Smith em Londres

Maio de 1976. Com livros de poesia e um LP na bagagem (o estreante Horses, lançado em dezembro de 1975), Patti Smith e banda aterrissam na Inglaterra para uma série de apresentações ao vivo.

O pontapé inicial seria na televisão, pelas lentes do Old Grey Whistle Test, tradicional programa da BBC. Foi uma das primeiras investidas da emissora direcionadas ao punk rock nova-iorquino (sem contar a gravação do New York Dolls em 1973).

Na época, as paradas de sucesso britânicas eram dominadas por nomes como Abba, The Wurzels e Demis Ruossos. Ambiente perfeito para o que aconteceria em 11/05, com a performance do Patti Smith Group exibida para todo o país.

Cinco dias depois, a grande estreia nos palcos. A banda, formada por Lenny Kaye, Richard Sohl, Ivan Kral e Jay Dee, se apresentou na Roadhouse, em Londres, com John Lydon, Joe Strummer, Paul Simonon, Mick Jones, Viv Albertine e Chrissie Hynde na platéia.

Uma ocasião histórica que antecedeu até mesmo o single “Anarchy in the U.K.” (Sex Pistols), um dos primeiros hinos do punk inglês, lançado seis meses depois (apesar de já existirem como grupo, o Sex Pistols ainda tinha a personalidade que os tornariam famosos, graças à estratégia do empresário Malcolm McLaren) e a formação do The Clash.

A turnê seguiu pela Europa e gerou dezenas de gravações piratas ao longo de todo o continente. Mesmo assim, não existem bootlegs completos dos primeiros shows de Patti Smith Group na capital inglesa, e sim algumas canções captadas pelo público.

Fiquem com “Free Money”, “Pissing In A River”, “Pumping (My Heart)”. “Ain’t It Strange”, “Gloria”, e “Time Is On My Side”, gravadas no dia 17 de maio de 1976 na Roadhouse, em Londres.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s