Douglas Adams, Pink Floyd, O Guia do Mochileiro das Galáxias e o Dia da Toalha

image

Douglas Adams, autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias, faleceu em 11 maio de 2001. Desde então, os fãs homenageiam o legado do escritor através do Dia da Toalha, celebrado no dia 25 de maio.

A data (reivindicada pelos mais radicais como “Dia do Orgulho Nerd”) foi escolhida para reverenciar dois ícones da Cultura Pop: Douglas Adams e o filme Star Wars (Uma Nova Esperança), lançado em 1977.

image

Talvez a história da toalha em O Guia do Mochileiro não seja familiar para quem não conheceu a obra Douglas Adams (maaaas não seja por isso, clique aqui para ler o trecho que explica explica o culto à toalha).

Uma das melhores passagens O Guia do Mochileiro das Galáxias é quando Douglas Adams menciona o “mais barulhento grupo de todos os tempos”. O grupo se chamava Disaster Area e destruiu uma espaçonave ao direciona-la contra uma estrela. Sua música era tão alta que os fãs tinham que assistir aos shows a partir de uma longa distância.

Tal ideia veio de “Set The Controls For The Heart Of The Sun”, uma das canções mais malucas do Pink Floyd, lançada em abril de 1967 no álbum A Saucerful Of Secrets, segundo trabalho de estúdio dos ingleses.

image

Falando em Pink Floyd, vale ressaltar que essa era a banda preferida do escritor e, apesar da formação nerdística artística de seus integrantes, nunca mencionou a literatura (ou a Toalha) de Adams em suas músicas.

A justiça foi feita quando o escritor fez uma participação especial em um show da banda, podendo tocar uma de suas muitas guitarras ao lado de seus ídolos. Fiquem com “Brain Damage/Eclipse” (com Douglas Adams na guitarra).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s