Pink Floyd e o álbum “Wish You Were Here”

Pink-Floyd.jpg

No dia 12 de setembro de 1975, era lançado o 9º álbum de estúdio do Pink Floyd, Wish You Were Here, com temas que exploravam a ausência, música como business e, principalmente, o declínio do amigo e ex-integrante do grupo, Syd Barrett.

Com o passar do tempo, Wish You Were Here se tornou o LP favorito dos remanescentes do grupo, figurando como número 1 nos dois lados do atlântico (permanecendo 84 semanas nas paradas de sucesso).

Shine On You Crazy Diamond

Um belíssimo tributo, a começar pelo título. Como vocalista e guitarrista fundador do grupo, Syd Barrett compôs a maioria dos primeiros sucessos do Pink Floyd, mas acabou demitido em 1968.

Em junho de 1975, Syd fez uma aparição surpresa no estúdio Abbey Road, durante a etapa final das gravações de Wish You Were Here, sendo reconhecido apenas por David Gilmour. Syd estava gordo, careca e com as sobrancelhas raspadas, vestindo casaco e sapatos brancos. Depois de passar um tempo com os velhos amigos, nunca mais seria visto.

Quem faz o solo de saxofone em “Shine On You Crazy Diamond” é ninguém menos que Dick Parry, que já tinha participado de outras faixas do Pink Floyd, como “Us And Them” e “Money” (do álbum Dark Side Of The Moon).

Welcome To The Machine

A letra fala sobre a fortuna que crescia (e continua crescendo) nas mãos dos banqueiros e produtores que controlavam os negócios do Pink Floyd.

Para muitos, os fatores dinheiro, fãs, indústria fonográfica e o próprio Pink Floyd foram as principais razões do colapso de Syd Barrett, que não aguentou a pressão e sucumbiu às drogas.

Have A Cigar

Escrita por Roger Waters e interpretada por Roy Harper, amigo dos integrantes do grupo (o baixista do Pink Floyd não conseguia alcançar as notas exigidas pelos arranjos).

A letra também faz referência aos executivos, empresas e o modus operandi da indústria musical.

Os integrantes do Pink Floyd nunca foram simpáticos às grandes gravadoras, algo que começaria a ficar claro no processo de gravação do álbum Dark Side Of The Moon. (Que deixou todos os integrantes milionários)

Ouça o take alternativo da faixa, com Roger Waters e David Gilmour nos vocais:

Wish You Were Here

Balada épica que gira em torno de um dos sentimentos mais comuns do ser humano, e sobre como as pessoas lidam com diferentes estados de ausência (física, mental, emocional). A principal inspiração para o conceito da música (e do álbum) “Wish You Were Here” foi o desmoronamento de Syd Barrett diante da esquizofrenia.

Também foi na faixa título do disco que Roger Waters e David Gilmour protagonizaram uma rara parceria (dificilmente os dois escreviam juntos). Gilmour teria arranhado um riff de guitarra acústica no estúdio, que ganhou a atenção de Roger. Imediatamente, o baixista pediu para o companheiro de banda repetir os acordes de maneira mais lenta. A partir daí, a canção foi ganhando corpo, com versos e refrães escritos pela dupla, finalizados pelo texto de Roger.

Sobre a interferência radiofônica que ouvimos no trecho inicial da faixa, a ideia era representar a distância entre o ouvinte e a música. Levando em conta que o tema ausência estava muito presente nas gravações, Storm Thorgerson (responsável pela arte do LP) influenciou bastante a escolha dos músicos em relação à faixa título que, na visão do designer, resumia muito bem o conceito do disco.

wish

Para finalizar, a íntegra do documentário The Story of Wish Were You Here, que revela muito mais detalhes da história por trás do LP. Boa sessão:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s